top of page
  • Foto do escritorMarcelo Costa

Esporte e Veganismo

É possível ganhar massa muscular com uma dieta Vegana


Questões que preocupam muita gente são:

Como posso ter uma vida mais saudável? Que hábitos preciso mudar?





A resposta de muitos especialistas é “faça exercícios físicos regularmente e cuide da alimentação”


Com essa resposta vêm outras dúvidas.

Exercícios regulares tudo bem, isso pode ser resolvido com disciplina e disposição. Caminhada, corrida, musculação, bicicleta, natação, etc., são muitas possibilidades e cada um pode escolher o tipo e a intensidade dos exercícios de acordo com os resultados desejados. Mas a alimentação, aí o assunto pode complicar. É preciso ter uma alimentação adequada, coerente com os exercícios e os objetivos que se pretende atingir.


Levando em consideração que a maioria das pessoas quer perder gordura corporal e ganhar massa muscular (massa magra) é preciso fazer exercícios mais pesados, isso é determinante para cumprir esse objetivo, principalmente de ganhar músculos. Mas para criar músculos maiores é preciso de combustível e principalmente matéria-prima. Uma musculatura desenvolvida só pode ser alcançada com uma dieta com mais proteínas, pois esse é o material que será utilizado pelo organismo para construir uma musculatura mais volumosa e forte.


Para adequar a alimentação aos objetivos da maioria das pessoas é preciso 2 coisas:

- Consumir os alimentos certos

- Eliminar os alimentos errados


Vamos começar eliminando os alimentos errados: alimentos industrializados processados, como fast food, embutidos, salgadinhos, doces e guloseimas devem ser evitados ao máximo, ou de preferência eliminados. Esses alimentos tóxicos e nutricionalmente vazios impedem você de avançar, é imprescindível escolher alimentos naturais. A regra é desembalar menos e descascar mais.


Agora é a hora dos alimentos certos: deve-se incluir alimentos de alto valor proteico, e aí que entra a questão. Existe um mito, que se a pessoa pretende atingir resultados mais avançados, como ganho de massa muscular, deve consumir proteína de origem animal (carne). Isso não é verdade.


É possível ganhar massa muscular com uma alimentação estritamente vegetal (sem carne animal, sem leite, sem ovos, etc.)


Existem alimentos 100% vegetais e naturais que podem fornecer toda a proteína e aminoácidos que seu corpo necessita para promover ganho de massa magra.


São eles: Feijões, lentilhas, ervilhas, grão de bico, quinoa, amaranto, semente de abóbora, tofu, tempeh, soja, cogumelos, sementes de cânhamo, proteína vegetal em pó, castanha do Pará.


No caso de maiores exigências de resultados, é possível recorrer a suplementação, é recomendado escolher suplementação natural 100% vegetal. Diversos suplementos proteicos vegetais estão disponíveis no mercado que substituem os Whey Protein produzidos a partir do soro do leite.


Gorduras também são importantes numa dieta balanceada.


Porém gorduras de frituras devem ser evitadas, pois são nocivas e prejudiciais. Gorduras de origem vegetal são muito mais saudáveis e podem ser encontradas em: Abacate, óleo de coco, amendoim, castanha do pará, linhaça, nozes, amêndoas, pasta de amendoim, semente de girassol, tahine, sementes de linhaça, sementes de chia.


Se as proteínas são a matéria-prima para aquisição de massa magra os carboidratos são o combustível necessário para fazer os exercícios que trarão os resultados, é importante consumir os carboidratos certos, que sejam saudáveis e fornecem a energia necessária.


Exemplos de carboidratos vegetais saudáveis

Carboidratos complexos (Tubérculos, Cereais, Verduras): Batata-doce, Quinoa, Aveia, Arroz integral, pão 100% integral.

Carboidratos simples: Frutas, frutos secos, Arroz Branco e alimentos refinados.

Verduras & vegetais fibrosos: Brócolos, espargos, couve-flor, couve-de-bruxelas, couve, vagem, quiabo, espinafre.


Fonte: Giancarlo Eidler


Para você se certificar de que resultados avançados de ganho de massa muscular são possíveis apenas com alimentação vegana, veja essa matéria:


2 visualizações0 comentário

Commentaires


logosite.png
bottom of page