top of page
  • Foto do escritorMarcelo Costa

O que é glúten

O glúten é uma proteína presente principalmente no trigo, tanto no trigo comum como no integral, mas está presente também no centeio, cevada, aveia, sêmola, malte (derivado do trigo). Essa proteína tem a característica de dar elasticidade às massas. Todos os alimentos preparados com esses ingredientes podem levar a diversas reações indesejadas no organismo.






Porque o glúten faz mal?


Existem 3 condições que podem prejudicar a saúde que estão relacionadas a ingestão de glúten.


Doença Celíaca: Considerada a mais severa, é uma condição autoimune onde o sistema imunológico ataca erroneamente as células do intestino delgado em resposta à ingestão de glúten. Isso leva à inflamação e danos à mucosa intestinal, prejudicando a absorção de nutrientes. As pessoas com doença celíaca precisam seguir uma dieta rigorosa sem glúten para evitar danos ao intestino e os sintomas associados.


Sensibilidade ao glúten não celíaca: Algumas pessoas podem ter sensibilidade ao glúten sem ter doença celíaca. Isso significa que elas podem experimentar sintomas semelhantes, como dor abdominal, inchaço, fadiga e problemas gastrointestinais quando consomem glúten, mesmo que não haja evidência de danos ao intestino.



Alergia ao trigo: Embora a alergia ao trigo seja diferente da intolerância ao glúten, ela pode causar sintomas semelhantes. Algumas pessoas são alérgicas a proteínas específicas encontradas no trigo, e a ingestão dessas proteínas pode desencadear uma resposta alérgica, que pode incluir sintomas como urticária, inchaço e dificuldade respiratória.



Como organismo reage ao glúten?


As pessoas que apresentam problemas com a ingestão do glúten podem apresentar diarreia, dores abdominais, fezes com fortes odores, perda de peso, inchaço na barriga, falta de apetite, rinite, urticária, fadiga, dermatite dentre outros sintomas individuais.


Doenças relacionadas ao glúten


A ingestão de alimentos contendo glúten pode provocar alterações no intestino e prejudicar a absorção de vitaminas, minerais, água e outros. Esses prejuízos podem interferir na saúde quando não são tratados adequadamente, a base do tratamento está em aprender a identificar e evitar consumir alimentos com glúten.


Existe uma lei que obriga os fabricantes de alimentos a indicar na embalagem a presença de glúten na sua formulação, isso ajuda mas existem situações em que não é possível obter essa informação. Em uma simples compra de um pão numa padaria, por exemplo, a presença do glúten não está explícita. Por isso, pessoas que têm a intenção de melhorar sua alimentação e desenvolveram recentemente uma nova consciência sobre a importância de evitar o glúten, podem enfrentar uma certa dificuldade pois vão perceber que muitos alimentos têm glúten na sua composição. Essa dificuldade é inicial e deve ser superada e a adaptação vale a pena, pois os benefícios são muitos e cuidar da saúde deve ser prioridade.


Atualmente tem-se uma grande quantidade de produtos como pães, bolos, biscoitos, macarrão, torta e outros que utilizam uma mistura de farinha sem glúten o que permite uma versatilidade na produção de alimentos isentos de glúten.


Proteja sua saúde eliminando o glúten da sua dieta, sua saúde agradece.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


Os comentários foram desativados.
logosite.png
bottom of page