top of page
  • Foto do escritorMarcelo Costa

Toda ação ou escolha tem consequências.

Atualizado: 4 de dez. de 2023

Fazer escolhas e ignorar ou esquecer que as consequências existem é muito comum. Às vezes, não é por mal, pode ser por hábito, cultura ou até falta de atenção ou desinformação.


Quando se fala de veganismo muitos tratam o assunto como um modismo, uma bobagem, algo sem importância.


Pensar nas consequências das nossas escolhas nos fazem pessoas mais humanas, justas e conscientes.




A opção pelo veganismo está ligada a questões como compaixão, respeito e piedade.


Animais explorados para consumo, que são mantidos fora da vista, geralmente em locais rurais remotos. Essa distância torna fácil esquecer a vida cruel a que esses animais são submetidos nas fazendas e na indústria.


Sem dúvidas, os animais explorados para consumo são os mais abusados do planeta. Desde o momento em que nascem, passam a ser submetidos a crueldades que poucos de nós sequer podemos imaginar, incluindo confinamento e mutilações extremas sem analgésicos.


Mas depois de descobrir o terrível abuso enfrentado por bilhões de animais todos os anos, muitas pessoas têm optado por se tornar veganas. Se você ainda tem dúvidas se isso ajuda a salvar os animais, vamos ser diretos: a resposta é SIM!


Mais precisamente, uma pessoa que não consome carne, leite e ovos salva diretamente a vida de 30 animais como vacas, porcos e galinhas por ano. Isso contando apenas os terrestres! Ao escolher uma dieta vegana, poupamos esses animais de uma vida horrível de negligência e sofrimento.


Além disso, todos os anos milhões de animais selvagens, incluindo lobos, ursos, onças, cachorros do mato, jaguatiricas, esses predadores são mortos porque são vistos como uma ameaça para o gado. Milhões de animais selvagens são mortos por esse motivo a cada ano, para proteger rebanhos.


Mas isso é só o começo. Todos os anos, inúmeros animais marinhos também são mortos para consumo humano. E eles são literalmente incontáveis, já que peixes e outros animais marinhos são geralmente medidos em quilos, e não em vidas. Alguns pesquisadores argumentam que o número de animais por quilo pode chegar a várias centenas, uma vez que muitos desses animais, como várias espécies de camarão, são muito pequenos.


A indústria da pesca também mata inúmeras espécies que não são alvo da pesca, como tartarugas, golfinhos entre outras espécies, que são capturados e mortos juntamente com cardumes e depois são descartados por não terem valor comercial.


Os animais tem direito de viver em liberdade tanto quanto nós. Mas, na indústria, eles são submetidos a crueldades que jamais seriam aceitas se cometidas contra um animal de estimação, como um gato ou cachorro.


Ao tirar carne, leite e ovos do nosso prato, contribuímos para um mundo menos violento, mais compassivo e mais sustentável. Com o veganismo crescendo em todo o mundo, calcule quantos mais salvaremos juntos!


Suas escolhas fazem a diferença. Conscientize-se, faça as escolhas, salve os animais.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


logosite.png
bottom of page